quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Perdeu os óculos? Aprenda um truque para enxergar bem sem precisar deles!

!


Publicado em 6.05.2014
door-peep-hole-by-robertmontalvo
Quem tem algum problema de visão e depende de óculos para enxergar as coisas com nitidez, sabe como é triste perdê-los, ou esquecê-los. Depois que a gente descobre como precisa deles, a dependência do par de lentes ideal para os nossos olhos só aumenta. E ficar sem ele é quase como ficar sem direção.
Isso tudo por um motivo muito simples: a visão é o sentido humano mais convincente, digamos assim. Palavras, histórias e sons são legais e dão boas noções para a gente. Mas o ser humano de uma maneira geral precisa ver para crer. E só depois de ver com os próprios olhos (ou às vezes com as mãos) realmente acreditamos que algo realmente existe. Por isso nos esforçamos tanto para corrigir defeitos de visão – seja com óculos, lentes ou até cirurgia.

https://youtu.be/OydqR_7_DjI
Mas podemos perder nossos óculos de vista. Eles podem quebrar – o que acontece com mais frequência do que gostaríamos -, ou simplesmente podemos sair de casa com pressa e deixá-los para trás. De agora em diante, você nunca mais vai ficar na mão, porque vamos ensinar um truque supersimples para quebrar o seu galho.

O truque

Para quando você estiver sem seus óculos, existe um truque que funciona quase como mágica para fazer você enxergar com nitidez. Basta fazer um buraquinho bem, mas bem pequeno mesmo usando o seu dedo indicador. Então, olhe através dele e voilá! Veja como funciona a partir de 25 segundos, no vídeo abaixo:
De agora em diante, chega de ficar apertando os olhos para ver melhor! Até porque, segundo o Minute Physics, o canal criador deste vídeo, esse truque funciona para todos – independente de quão embaçada seja a sua visão. Tire seus óculos e faça o teste agora:
snellen
Demais, não é? Comigo deu certo!
Mas por quê?

Como funciona?

Basicamente, a nossa visão funciona da seguinte maneira: a luz sai de uma determinada fonte, reflete nos objetos e viaja até os nossos olhos, chegando à nossa retina, onde uma imagem será formada. O problema é que a luz atinge a sua retina em vários lugares, o que resulta em uma imagem fora de foco.
Para corrigir isso, temos o cristalino, que funciona basicamente com uma lente, de maneira que seu trabalho é focar a luz em um único ponto da retina. Porém, o cristalino só pode focar a luz que vem de uma determinada distância. Se um objeto está muito perto, ou muito longe, sua luz irá se espalhar pela retina, formando uma imagem borrada.
Felizmente, os músculos dos nossos olhos nos permitem acomodar um pouco melhor a luz. Aliás, é exatamente isso que tentamos fazer quando ficamos espremendo os olhos. Quando apertamos o globo ocular, provocamos mudanças focais que nos permitem ver com nitidez a diferentes distâncias. Mas, de vez em quando, nossos olhos não são capazes de fazer isso espontaneamente. É aí que precisamos usar óculos.
Diferentemente do cristalino, um buraquinho muito muito pequeno (do tamanho de uma cabeça de alfinete) consegue focar a luz proveniente de QUALQUER distância. Justamente por ser tratar de um orifício muito pequeno, permite que a luz venha de apenas um lugar e, portanto, de apenas uma direção a partir de qualquer fonte. Assim, não existe a possibilidade de formar uma imagem borrada.
O único detalhe é que essas imagens nítidas são formadas a partir do bloqueio da luz, ao invés do foco, o que resulta em imagens mais escuras. Inclusive é por isso que usamos lentes ao invés de buracos.
Conclusão: fazer um buraquinho com o dedo e olhar através dele é ideal para ver imagens de forma mais nítida, porém mais escura, quando estiver sem óculos.

Nenhum comentário: