terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

http://efetividade.net/2008/08/bloqueador-de-celular-como-comprar.html

Bloqueador de celular: como comprar

Bloqueador de celular é um aparelho que emite ruído nas freqüências de rádio usadas para comunicação entre os aparelhos de telefone celular e as suas estações rádio-base (que ficam nas torres), impedindo o uso de celulares no seu raio de ação, que usualmente varia entre 3 e 75 metros. Existem bloqueadores para diversas tecnologias, como CDMA, GSM, 3G e outros, e muitos deles atuam em todas elas simultaneamente. Como se limitam a gerar ruído que impede a comunicação, geralmente o bloqueador não causa nenhum dano físico ao aparelho, e nem afeta o uso de celulares fora do seu raio imediato de ação.
Embora eu não conheça o status legal deste tipo de solução, visitei recentemente um cinema que instalou um bloqueador com raio de ação de 75 metros, e o liga no exato momento do início do filme, desligando quando terminam de rolar os créditos. Um funcionário me contou que muitos clientes ficam confusos quando uma ligação em curso é interrompida no momento em que o filme começa, e que alguns reclamam da ausência de sinal durante o filme, por estarem esperando uma ligação importante, ou estarem de plantão - e nestes casos o cinema se oferece para ficar com o celular do cliente, do lado de fora do filme, e chamá-lo discretamente caso o aparelho toque. Alguns aceitam, outros preferem simplesmente continuar vendo o filme silenciosamente. A platéia agradece, já que anos de trailers solicitando a todos a gentileza de desligar seus telefones não foram suficientes para civilizar todo mundo.
Salas de aula, salas de reunião, teatros, tribunais e ambientes controlados e restritos em geral poderiam ser lugares bem mais tranqüilos sem a constante interrupção dos celulares, especialmente se for de comum acordo entre todos, e se o responsável primeiro certificar-se da legalidade da solução que escolher - me parece que para operar legalmente no Brasil, estes aparelhos precisariam ter uma certificação da Anatel, e eu não pude determinar se eles a possuem.
O aparelho da imagem acima é um bloqueador de celular que pode ser adquirido na DealExtreme, uma loja virtual na China com a qual vários brasileiros informam terem tido sucesso nas suas compras. Eu não tenho qualquer afiliação com a loja, e nem posso afirmar em primeira mão sobre a qualidade de seus serviços. Aquele aparelho ali de cima custa pouco menos de US$ 85 e, segundo relatos de usuários, é eficiente no bloqueio de celulares CDMA, GSM e 3G nas suas freqüências mais comuns (listadas lá no site), em um raio de 40m.
Já o modelo acima, apesar do visual de eletrônica de fundo de quintal e do design que lembra uma metade de caranguejo intergaláctico cozido, afirma bloquear os sinais em um raio de 75m, e custa cerca de US$ 150. Mas lembre-se: geradores de ruídos não costumam ser muito precisos em suas freqüências de operação, e você certamente não quer interferir em comunicações de emergência, sinais de aeronaves, transmissões de rádio por emissoras autorizadas, aparelhos domésticos, etc. - não use este tipo de aparelho irresponsavelmente.
Mas há outras alternativas, como o modelo acima, um bloqueador de celular pessoal, de bolso. Se você se preocupa com os sinais de rádio que o seu celular comum emite, imagine este aparelho, cujo objetivo é transmitir ruído constante em uma série de freqüências... Segundo a loja, ele cria um círculo sem celulares em um raio de até 40m ao seu redor, suficiente para muitas salas de aula e escritórios, e para situações em que há preocupação com a privacidade.
Se o seu interesse neste tipo de aparelho for a questão da privacidade, talvez você se interesse também por um detector de câmeras escondidas, como aquele da foto acima. Detecta até a câmera escondida dos repórteres do Fantástico ;-) Seu uso não é nada discreto, mas tenho lido relatos de que funciona bem contra câmeras escondidadas comuns, incluindo as microscópicas. O princípio de funcionamento é simples, embora seu uso não seja nada discreto.
E se você não quiser esperar o prazo do envio direto da China, pode pagar um pouco mais e comprar seu bloqueador de celular no MercadoLivre, de uma série de vendedores que anteciparam esta demanda e já têm o produto no Brasil. Mas leia atentamente se a entrega é imediata, porque sempre tem os espertinhos que encomendam da China depois de já ter recebido o seu dinheiro. E cuidado para não comprar por engano um bloqueador de automóveis controlado por celular...
E fique atento: a interferência em faixas de freqüência que são objeto de concessão governamental é um assunto complexo. Antes de fazer experiências, convém consultar profissionais da área, bem como o seu consultor jurídico!

Nenhum comentário: