terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Arquitetura - 14 características clássicas de casas japonesas


14 características clássicas de casas japonesas
Vejas as principais características clássicas de casas japonesas e suas funções!
Casas japonesas têm características de arquitetônicas e de interiores únicas, que são considerados uma parte importante da história e cultura do Japão. Estas características antigas ainda estão presentes na maioria das casas no Japão. Hoje iremos ver 17 dessas características.

Principais características clássicas de casas japonesas

1. Shoji

Shoji são painéis ou portas de correr estruturados em madeira e preenchidos com papel translúcido. Eles são utilizados para ambas as paredes do interior e exterior da casa. Permitindo a entrada de luz natural para o interior da casa.
Shoji

2. Fusuma

Fusuma são painéis deslizantes que atuam como portas e paredes. Elas permitem muitas possibilidades, como mudar o local da entrada do quarto, criar passagens e entradas secretas. 
Fusuma

Leia também:
Casas no Japão – Como são? Alugar ou Comprar?
As casas japonesas são realmente pequenas?

3.Wagoya

Carpinteiros japoneses desenvolveram técnicas de marcenaria avançadas, permitindo a construção de grandes edifícios sem o uso de pregos. Algumas dessas madeiras são encaixadas ou amarradas com corda, e podem ser visto nas antigas casas japonesas. 
Casas japonesas


4. Engawa

Equivale a varanda, um engawa é um corredor externo que envolve uma casa japonesa. São tradicionalmente usado para proteger as portas e paredes shoji contra o sol, chuvas e tempestades. 
Engawa

5.Ranma

Ranma são painéis encontradas acima shoji ou fusuma que são projetadas para deixar a luz em salas. Na maioria dàs vezes são feitas de madeiras ornamentadas ou são iguais o shoji.
Ranma

6.Tokonoma

A Tokonoma é uma área destinada a receber os convidados. É um local que se costuma colocar uma arte como pintura, shodo, pergaminhos, bonsai, okimono ou ikebana. Existem diversas regras de etiqueta com respeito ao Tokonoma. Uma delas é que ao acomodar os hóspedes deve ficar com as costas de frente para o tokonoma. Isto é devido à modéstia, o anfitrião não deve ser visto mostrando o conteúdo do tokonoma para o hóspede, assim deve evitar apontar para o tokonoma.
Tokonoma

7.Genkan

Genkan é a área de entrada tradicional para casas e prédios japoneses constituída de uma varanda, ou uma sala, com um tapete onde deve-se retirar os sapatos. A função principal do genkan é evitar que as sujeiras da rua que ficaram no sapato entrem dentro da casa, ou qualquer edifício.
O genkan é geralmente construído em desnível com o piso da casa para conter as sujeiras vindas da rua. Após retirado, os sapatos são geralmente dispostos com a frente virada para a porta, para serem vestidos mais facilmente na hora de sair, e veste-se um outro sapato, uwabaki, ou chinelo, surippa, para andar nos ambientes interiores do edifício. Normalmente, também, evita-se pisar no genkan descalço ou de meias.
Genkan

8. Tatami

Tatami são pisos ou esteiras tradicionalmente feitas de palha de arroz. Eles tem um tamanho padrão que varia conforme a região. Tatami são tão comuns no Japão, que casas e apartamentos geralmente são medidas usando o tamanho de um tatami como uma unidade. Eles representam um estilo de vida tradicional que envolve implantação e dormir no chão. Tatami têm uma sensação suave e natural em seus pés e tem um cheiro agradável quando eles são novos. Eles estão associados a uma ampla gama de usos e costumes, como sentar em seiza (foto da imagem).
Tatami

9. Chabudai

Chabudai são mesas com pernas curtas que são usados ​​ao sentar-se no chão.Eles são mais tipicamente usado em pisos de tatami, mas fazer aparições em pisos mais duros também. É comum que as famílias façam uma refeição ou reunião em um chabudai enquanto está sentado no zabuton.
Chabudai

10. Zabuton

Zabuton são travesseiros finos que são usados ​​para sentar-se em pisos de tatami. Eles são o equivalente de uma cadeira. Em partidas de sumô, multidões são conhecidos por jogar seu zabuton para o ringue para protestar contra um resultado impopular.
Zabuton

11. Kotatsu

Kotatsu é uma mesa baixa com um aquecedor elétrico embutido coberto por um cobertor pesado futon. As pessoas se sentam com as pernas sob kotatsu para relaxar, tomar uma refeição, estudar ou assistir televisão. 
Kotatsu

12. Ofuro

Ofurô é a palavra japonesa para o banho. No Japão antigo, casas não têm banheiros e pessoas visitaram banhos públicos todas as noites, conhecidos como sento. Até a era Meiji, Ofuro começou a se tornar uma característica mais comum em casas. Banhos japoneses são geralmente em uma sala separada do banheiro. Assim, basicamente quase toda casa do Japão possui uma banheira e um chuveiro pequeno. Os japoneses usam ofuro como uma atividade de lazer e tendem a tomar banhos demorados. Banhos de madeira são uma característica de luxo de algumas casas e ryokan.
Ofuro

13.Irori

Um Irori é uma lareira usada para aquecer a casa e cozinhar, consiste em um buraco quadrado no chão coberto por um gancho ou jizaikagi, que pende do teto acima do poço e pode ser usado para suspender uma panela sobre o fogo. Poucas casas modernas incluem um irori e eles são cada vez mais raros. Antigo restaurantes na zona rural japonesa tem um. Onde quer que eles são encontrados eles são populares no inverno.
Irori

14.Sudare

Sudare são cortinas de janelas tradicionais que são feitas com cordas horizontais de madeira, bambu ou outros materiais naturais. Elas são normalmente usadas na primavera e verão. Elas permitem uma brisa fresca através e são eficazes no bloqueio do sol. Sudare muitàs vezes são criados usando técnicas antigas e podem ter ganchos de ferro que parecem grandes para os padrões atuais. Embora a maioria tem um projeto básico, alguns são criados com seda, fio de ouro e outros materiais caros.
Sudare
Assista no vídeo abaixo as principais características clássicas de casas japonesas:





fonte: https://skdesu.com/14-caracteristicas-classicas-de-casas-japonesas/

Nenhum comentário: