terça-feira, 11 de agosto de 2015

Ilusões de Otica

Aqui mais uma seleção das mais interessantes ilusões de óptica. Esta arte que consiste em enganar o sistema visual humano fazendo com que vejamos coisas que não estão ali ou que estão mais não da forma que o cérebro insiste em informar.


Círculos perfeitos

Ainda que não pareça são círculos perfeitos, mas com esse espiral em branco e preto ao redor, a realidade fica totalmente distorcida. Dependendo de como seja seu monitor ao inclinar a cabeça permitirá ver os círculos.

Linhas paralelas

Existem diversas variantes desta ilusão de óptica, ainda que segue sendo uma das mas conhecidas e sem dúvida uma das mais incríveis, pois é difícil ver que estas linhas são paralelas.

A incrível ilusão das mesas de Roger Shepard

Os tampos das duas mesas que da imagem são iguais em tamanho e forma. Trata-se de uma incrível ilusão óptica criada pelo psicólogo Roger Shepard onde os elementos das pernas das mesas e sua localização fazem com que nosso cérebro assuma correções de perspectiva que não existem. Dessa forma o cérebro distorce a imagem e vemos aquilo que não existe segundo um padrão lógico e não matemático.
Neste vídeo que a seguir é possível ver a comprovação desta ilusão de óptica que comprova que ambos os paralelogramos são idênticos, mas até no próprio video temos a sensação de a figura muda de tamanho magicamente.
Não acreditou ainda? Bem a única coisa a fazer é imprimir a imagem e comprovar por seus próprios meios.

Ilusão dos círculos piscantes

Nesta ilusão temos a impressão de que os círculos piscam alternadamente em branco e preto. Pois piscam exatamente ao mesmo tempo.

Pontos iguais ou diferentes

Todos os pontos cinzas desta imagem tem a mesma cor e mesma tonalidade ainda que seus olhos continuem dizendo que são diferentes.

Quem sou eu?

Ao afastar e se aproximar do monitor você reconhecerá um personagem famoso.

Luz do sol.

Em função do gradiente das cores temos a impressão de que á um grande brilho no centro da imagem.

Linhas paralelas azuis

Difícil crer que seus olhos te enganam? Mas, sim, as linhas azuis são paralelas.

Losangos iguais.

Assim como a ilusão dos pontos acima, todos os losangos desta imagem tem a mesma cor e mesma tonalidade.

Diamante giratório

Para que lado gira o diamante? Ao que parece, para o lado esquerdo, mas de repente parece ser que gira à direita, mas em realidade segue girando à esquerda ou será que é à direita? A verdade é que não vai ser difícil determinar o lado. Tente.

Pontos amarelos que desaparecem efeito Troxler

Observe a seguinte animação, e concentre o olhar no ponto verde central. Após alguns segundos terá a impressão de que os pontos amarelos desaparecem.

A ilusão do céu e a água

Não é bem uma ilusão, mas sem dúvida alguma a gif animada resulta espetacular. Demorara um pouco para carregar, mas vale a pena esperar um pouquinho para ver o efeito
asd

Leia mais em: Outra compilação de ilusões de óptica - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=7752#ixzz1C5VN8us6

Nenhum comentário: