terça-feira, 26 de janeiro de 2016

As melhores e as piores palavras para rechear o currículo

Raul Junior/EXAME.com
Homem mente no currículo
São Paulo – Se alguns dão asas à ousadia para conquistar o recrutador por meio do formato do currículo, outros querem ganhar a oportunidade profissional pela lábia. Isso mesmo.
Atire a primeira pedra quem nunca teve que lidar com a tentação de rechear o documento de palavras que enaltecem os seus feitos.

Mas há pessoas que cedem ao impulso e elencam um verdadeiro dicionário de adjetivos sobre si mesmos. E, em alguns casos, acabam passando dos limites.

Este é o caso de um candidato que listou, entre outros feitos, que era o “melhor da raça” em seu currículo. Segundo levantamento do CareerBuilder, divulgado pela revista Forbes, feito com mais de 2,2 mil headhunters. Veja as listas das melhores e das piores palavras para usar a seguir
Moral da história
Publicidade
</div> <div id='passback-wb99d2d63ef'></div>
Na primeira lista, como você verá a seguir, a obviedade dá o tom de cada termo utilizado. Não é novidade, por exemplo, que toda empresa quer pessoas proativas, direcionadas para resultados ou capazes de trabalhar em equipe. Ter estes atributos é requisito, não diferencial.

Já na segunda lista, todas as palavras desembocam no mesmo objetivo: mostrar resultados e a maneira como o profissional em questão trabalha por meio de dados e fatos.

Ou seja, o que os recrutadores realmente querem é um currículo com informações objetivas. Adjetivos, por mais verdadeiros que sejam aos olhos do candidato, na prática não trazem muito significado ao headhunter.

Números e fatos, ao contrário, dão os insumos necessários para que o recrutador desenhe o perfil do profissional e, por conta própria, escolha os adjetivos para classificá-lo.
As palavras proibidas
1 Melhor da raça
2 Lutador
3 Pensa fora da caixa
4 Sinergia
5 Referência em determinado assunto
6 Pensamento de liderança
7 Agrega valor
8 Direcionado para resultados
9 Trabalha em equipe
10 Em suma
11 Trabalha duro
12 Pensador estratégico
13 Dinâmico
14 Automotivado
15 Orientado para detalhes
16 Proativo
17 Comprovada trajetória
As melhores palavras
1 Conquistou
2 Melhorou
3 Treinou/Foi mentor
4 Gerenciou
5 Criou
6 Solucionou
7 Foi voluntário
8 Influenciou
9 Aumentou/diminuiu
10 Ideias
11 Lançou
12 Negociou
13 Receita/lucro
14 Abaixo do orçamento
15 Ganhou

Nenhum comentário: