quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Rival da Tesla apresenta carro elétrico futurista inspirado no Batmóvel

> Especial - CES 2016


PC World / EUA
05/01/2016 - 11h53
Faraday Future anunciou seu aguardado veículo conceito nesta segunda, 4/1, durante a CES 2016. Lançamento deve levar alguns anos ainda.
A Faraday Future revelou nesta segunda-feira, 4/1, o seu aguardado carro elétrico durante a CES 2016, evento de tecnologia que acontece nesta semana em Las Vegas nos EUA.
Chamado de Faraday Future FFZero1 Concept, o projeto mostra como os automóveis elétricos poderão acabar com os carros de motor a combustão antes do que você pensa. Isso porque a Faraday Future não está interessada apenas em lançar um carro rápido para pessoas ricas, apesar de ser isso o que veremos primeiros – daqui alguns anos, segundo o executivo da empresa, Nick Sampson.
faradayfuture02.jpg
As especificações do carro elétrico da Faraday Future incluem quatro motores quad-core com um total de 1 mil cavalos de força, capacidade de sair de 0 para 100 km/h em menos de 3 segundos, e velocidade máxima de mais de 320 km/h.
A Faraday Future quer que os carros elétricos virem um mercado de massa. Assim como a Tesla, mas com ainda mais dinheiro para colocar por trás da ideia e sem paciência para o crescimento lento dos veículos elétricos atuais – até mesmo o campeão de vendas Nissan Leaf possui uma fatia muito pequena do mercado geral de carros.
Os paralelos com a Tesla não são coincidência. Assim como a fortuna pessoal de Elon Musk deram início à Tesla, foi o dinheiro de outro bilionário que permitiu o nascimento da Faraday Future há apenas 18 meses. A Faraday Future também pegou um executivo muito importante da Tesla: Nick Sampson, que era Diretor de Engenharia de Veículos e Chassis na Tesla e agora é Vice Presidente Sênior de P&D e Engenharia na Faraday Future. Outro executivo de alto escalão que chama a atenção na FF é o diretor de design global Richard Kim, que trabalhou nos carros elétricos i3 e i8, da BMW.
faradayfuture03.jpg
E, assim como a Tesla, a Faraday Future está dando o pontapé inicial com algo que chama a atenção – o primeiro carro da Tesla foi construído dentro da cápsula de um Lotus Elise (carro esportivo dos anos 1990). O carro conceito da Faraday Future, o FFZero 1, se parece com um Batmóvel mais bem desenhado, mas ainda com um visual bastante agressivo.

E o veículo conta com chamados “aero túneis” (foto acima) que ajudam a jogar ar nas baterias e melhorar a aerodinâmica. Já vimos elementos de design parecidos no supercarro Ford GT.

Nenhum comentário: