quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Molho barbecue - algumas receitas

Churrasco: aprenda quatro receitas de molho barbecue
Sexta, 7/3/2014 8:28.
Por Waldemar Cezar 

Não sei quem inventou o churrasco, mas deve ter sido o mesmo cara que na pré-história aprendeu a produzir fogo batendo pedras ou atritando madeiras. Há algum tempo vejo nos cardápios dos restaurantes um prato divino com carne, a costelinha de porco ao molho barbecue. Existem dezenas de molhos barbecue porque nos Estados Unidos (onde o produto é vendido pronto nos mercados) as receitas foram se diversificando, portanto nem todo molho desse tipo precisa ser adocicado e vermelho como fazemos aqui.

Molho barbecue 1


Misture uma xícara de Coca-Cola com uma xícara de polpa de tomates, uma latinha (150g) de massa de tomates, ¼ de xícara de manteiga, meia xícara de molho inglês (é forte, prefiro diminuir as dosagens previstas nas receitas), meia xícara de açúcar mascavo, meia xícara de meado de cana, meia xícara de vinagre de maçã, uma colher de vinagre de vinho, duas colheres de molho de carne e uma colher de mostarda amarela. Junte uma colherinha de pimenta moída, uma de cebola em pó, uma de alho em pó, sal e molho de pimenta a gosto. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando até encorpar.

Molho barbecue 2


Este é mais fácil. Refogue em duas colheres de óleo um dente de alho esmagado e uma cebola picada. Junte ¼ de xícara de vinagre branco, ¼ de xícara de catchup, um cravo, três colheres de páprica doce 3 colheres de molho inglês, três colheres de açúcar mascavo, uma dedo-de-moça sem sementes, picada e algumas gotas de suco de limão. Cozinhe em fogo baixo até encorpar.

Molho barbecue 3


Misture uma xícara de mostarda amarela com meia xícara de açúcar refinado, ¼ de xícara de açúcar mascavo, 3/4 de xícara de vinagre de maçã, ¼ de xícara de água e duas colheres (ou mais) de pimenta moída. Leve ao fogo baixo por meia hora. Junte meia colher de molho de soja, duas colheres de manteiga e uma colher de aromatizante de defumado. Cozinhe mais 10 minutos.

Molho barbecue 4


Misture ¾ de xícara de maionese com 1/3 de xícara de vinagre de maçã, ¼ de xícara de suco de limão, ¼ de xícara de suco de maçã, uma colher de alho em pó, uma colher de pimenta moída, duas colheres de mostarda, uma colher de raiz forte, sal e molho de pimenta a gosto. Não vai ao fogo, deixe de um dia para o outro na geladeira.

Costelinha ao molho barbecue


Tempere costelinha com pimenta, alho, sal, tomilho, alecrim, sálvia e um fio de azeite e deixe pegar gosto uma noite na geladeira. Coloque na assadeira com os osso para baixo, pincele molho barbecue, cubra com alumínio e asse mais ou menos uma hora e meia, pincelando o molho algumas vezes. Retire o papel alumínio e termine de dourar a carne. Sirva com batatas ao forno e o que sobrar do molho em separado.

Alcatra


A rigor dá para preparar com qualquer carne para churrasco. Coloque a carne para assar na churrasqueira ou forno e enquanto assa pincele com molho barbecue.



fonte: https://pagina3.com.br/variedades/2014/mar/7/2/churrasco-aprenda-quatro-receitas-de-molho-barbecue

Nenhum comentário:

Postar um comentário