segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Circuito de Iluminação de Segurança com Sensor de Presença PIR

Circuito de Iluminação de Segurança com Sensor de Presença PIR

 Luz de Segurança com Sensor de Movimento PIR

Esse circuito apesar de simples, funciona muito bem, ele é um sistema de iluminação de segurança que usa um PIR,  Sensor Infravermelho passivo e Leds de alto brilho. Uma especie de sensor de presença que quando é detectado o movimento de alguém, as lâmpadas LED acendem. O componente principal  do circuito é um módulo sensor PIR  SB0061, que é um módulo de sensor piroeléctrico, ideal para a detecção do corpo humano. Neste circuito de iluminação de segurança, o nível de 3.3V de saída de LO do SB0061 é usado para ligar seis  LEDs brancos, através de um comutador de estado sólido utilizando os  transistores T1 e T2.



O módulos de sensor PIR geralmente têm uma conexão de 3 pinos: VCC (+), Saída, e terra (-). A pinagem pode variar, por isso é recomendável  verificar o datasheat  do fabricante para confirmar os pinos. Além do módulo sensor PIR também tem uma seleção de jumper de 3 pinos para o modo de saída de disparo único ou contínuo.
Para alimentar o circuito você pode usar uma bateria recarregável compacta de 9Volts. O sensor PIR requer um tempo de estabilização (“aquecimento”) inicial de cerca de 10 a 60 segundos, a fim de funcionar corretamente. Durante este tempo, o sensor vai se familiarizar com o meio, e qualquer movimento no seu campo de visão deve ser evitado.
Devido à elevada sensibilidade do dispositivo sensor de PIR, não é recomendável usar o módulo da seguinte  condição: exposto à luz direta do sol, exposto ao vento direto de um aquecedor ou ar condicionado e ao ar livre.
Fonte: www.electroschematics.com

http://blog.novaeletronica.com.br/circuito-iluminacao-seguranca-sensor-presenca-pir/

Nenhum comentário: